UMinho é alvo de estudo sobre impacto na região

Até esta sexta-feira, a Universidade do Minho (UM) está a ser alvo de um estudo sobre a sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento regional. A academia minhota é a única instituição de ensino superior portuguesa a receber a iniciativa da European University Association (EUA). Uma delegação da associação está de visita à Universidade até sexta-feira, com o objetivo de conhecer o seu ecossistema de inovação.
À RUM, Filipe Vaz, pró-reitor para a Investigação e Projetos, explicou que a UM está, de alguma forma, “a representar o estado português”. “O que se pretende é perceber de que maneira é que a Universidade interactua coma região, de que maneira ajudamos no desenvolvimento na região. Estão a estudar de que forma os nossos projectos estão a promover o desenvolvimento e a tentar perceber quem são os nossos parceiros”, resumiu.
Filipe Vaz explica que European University Association realizou várias visitas centros de investigação e reuniu com
presidentes de Unidades Orgânicas, e também com interlocutores que estão responsáveis pelo financiamento.
Os resultados serão divulgados daqui a um ano, na conferência anual da EUA. O estudo será levado a cabo em todo a Europa, com cerca de dez universidades selecionadas. A UMinho é a única portuguesa.
Áudio:
Filipe Vaz, pró-reitor para a Investigação e Projetos, explica o que se pretende.
