UMinho estuda forma de limpar solos contaminados

Chama-se Projecto More e tem como objectivo limpar, de forma eficaz, rápida e amiga do ambiente os solos contaminados com substâncias nocivas, em particular, o petróleo. A investigação começou em Julho de 2016 no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho.
A investigadora responsável, Ana Júlia Cavaleiro, desvenda que esta é uma investigação “muito específica” que se foca em derrames e/ou em condutas. “A ideia é tratar estes locais contaminados com recurso a bactérias e microorganismos anaeróbios que vivem na ausência de oxigénio. Estamos a tentar acelerar estes processos biológicos com recursos a nanomateriais condutores”.
Um trabalho “fundamental” tendo em conta que existe pouca informação sobre as potencialidades dos microorganismos anaeróbios nos hidrocarbonetos. Para além disso, “o desafio passa por estimular e acelerar todos os processos”, refere.
Recorde-se que o início do Projecto More aconteceu em Julho de 2016 prolongando-se até 2019. A equipa de dez colaboradores, conta com cinco professores portugueses, uma professora holandesa e três bolseiros para além da investigadora responsável pelo projecto. A meta final passa por conseguir que este seja um processo “útil e comercializado”.
Áudio:
Palavras da responsável pelo projecto More, Ana Júlia Cavaleiro, sobre a utilização de microorganismos.
