UMinho: ficam por preencher 59 vagas na 2ª fase

Já são conhecidos os resultados da 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior Público. Este ano, foram colocados 9452 estudantes: 4796 no ensino superior politécnico e 4656 no ensino universitário.

De acordo com os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 46 070 novos estudantes. Na segunda fase do concurso ficaram por ocupar 5254 vagas.

Na primeira fase do concurso nacional de acesso já tinham sido colocados 43 992 estudantes, dos quais se matricularam 38767 (88,1%). A colocação de estudantes nesta 2ª fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 73 mil novos estudantes no ano lectivo 2018/19.

Na sequência das colocações da 2ª fase, os dados revelam que as instituições de ensino superior fora de Lisboa e Porto aumentam o seu peso relativo no número de colocados, representando agora 54% do total de colocados (53% de peso relativo em 2017).

A 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso incluiu, pela primeira vez, a possibilidade de um contingente especial para candidatos com deficiência, o que permitiu que o número de estudantes a ingressar por esta via tenha aumentado 28% face ao ano anterior.

Pela Universidade do Minho (UMinho), o novo curso de Artes Visuais preencheu todas as vagas que ainda tinha disponíveis. Ficaram por completar vagas nos cursos de Optometria e Ciências da Visão (19), Educação Básica (25) e Protecção Civil e Gestão do Território (15).

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv