UMinho International Week promove “ponte de conhecimento”

Termina esta quinta-feira a terceira edição do UMinho International Week. Durante uma semana passaram pelos campi de Gualtar e Azurém 66 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão de universidades de 31 países, ao abrigo dos programas Erasmus+ e International Credit Mobility.
De acordo com a pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins, a essência do UMinho International Week passa por fazer a ponte entre a academia minhota e outras universidades estrangeiras. “Nós convidamos várias universidades parceiras a vir, durante uma semana, para a UMinho”, desta forma os serviços acabam por ser actualizados, ou seja, “começamos a adoptar procedimentos novos, mas também as instituições parceiras aprendem connosco”, explica.
Carla Martins avança em declarações à Universitária que esta é uma oportunidade dos trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão entrarem em contacto com outros métodos de trabalho, uma vez que são os trabalhadores que apresentam os piores números no que toca à mobilidade internacional. Porém, a pró-reitora garante que esta é uma realidade que, pouco a pouco, tem vindo a ser alterado.
A iniciativa dinamizou a partilha de experiências e boas práticas na área da internacionalização da educação. Para além disso, ao longo da semana, foram realizados painéis temáticos, workshops interactivos, sessões paralelas de unidades da UMinho, bem como visitas pelos campi e a locais emblemáticos de Braga e Guimarães.
Dar nota que na primeira edição do UMinho International Week, em 2017, participaram 30 trabalhadores. Em 2018, foram 40 e este ano, recorde-se, foram 66 os participantes interessados em visitar e trocar experiências na academia minhota.
Os trabalhadores participantes são oriundos da Albânia, Alemanha, Argélia, Arménia, Camboja, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Geórgia, Indonésia, Japão, Laos, Letónia, Líbano, Malásia, Marrocos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Vietname.
Áudio:
A pró-reitora, Carla Martins, a dar nota do que é a UMinho International Week.
