UMinho investe 30 mil euros para mais 22 camas

Foi assinado, esta manhã, um protocolo entre os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José, em Guimarães, para a cedência de 22 camas para estudantes bolseiros deslocados.
A cidade vimaranense conta com um total de 1012 estudantes bolseiros deslocados dos quais apenas 32% foram alojados. Recorde-se que o Hostel Oficinas de São José é, também, uma instituição de acolhimento de jovens entre os 12 e os 18 anos.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, explica que esta parceria não vem resolver o problema do alojamento na integra, mas é um importante “sinal de cooperação entre regiões, cidades e instituições”. Também o Administrador dos SASUM, António Paisana, lamenta a insuficiente resposta ao alojamento de estudantes bolseiros, daí a necessidade de “estimular a oferta privada”. A parceria significou um investimento de 30 mil euros por parte da UMinho com um sistema de cobrança por quarto igual ao desenvolvido nas próprias residências universitárias.
O administrador sublinha que este é um acordo repleto de simbolismo, principalmente, por ser uma forma de mostrar “que os estudantes da UMinho estão disponíveis para interagir com a população vimaranense”, refere.
Ana Simões, aluna de Mestrado em Design e Marketing do Produto admitiu que as condições dos quartos e casas de banho são “muito boas” afirmando que “a universidade conseguiu superar as expectativas”. Sobre o facto de conviver com alguns jovens da casa de acolhimento, a bolseira acredita que esta é até uma oportunidade de ambos crescerem.
