UMinho. Join’18 bate recorde com presença de 30 empresas

30 empresas locais, nacionais e internacionais marcam presença no segundo dia da Join’18, as jornadas do Departamento de Informática da Universidade do Minho. A iniciativa vai na 16ª edição e tem vindo a crescer ao longo dos anos, com destaque, em 2018, para a presença de trinta empresas locais, nacionais e internacionais.

Pelo campus de Gualtar são muitos os estudantes interessados em conhecer potenciais empregadores.

Segundo a presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências da Computação (NECC), Gabriela Vaz, há “cada vez mais interesse, por parte das empresas, de participar na Join”, o que fez com que este ano a organização tivesse de “limitar as inscrições devido ao espaço físico”. Na opinião da presidente, o interesse crescente das empresas prende-se com o facto de várias [empresas] estarem a instalar-se em Braga ou no Porto, e portanto, necessitam de mão-de-obra qualificada”.

O recorde de inscrições não é a única novidade desta edição. Este ano vão decorrer algumas palestras “que têm como objectivo abordar as temáticas dos perfis dos mestrados. Desta forma, os estudantes ficam a conhecer as áreas, dentro dos mestrados, em que podem ingressar”, explica ainda a aluna. Na edição de 2018 destaque ainda para os Pitch, em que as empresas apresentam a sua forma de trabalhar e algumas das oportunidades que têm disponíveis para os estudantes.



O que pensam as empresas da Join e dos estudantes da UMinho


A Accenture é um dos seis patrocinadores gold desta 16ª edição das Jornadas de Informática e as oportunidades passam por programas de estágios profissionais com o objectivo de, no futuro, estes estudantes integrarem nos quadros das empresas.


Já a Natixis, que chegou ao Porto no final de 2016, apresenta-se pela primeira vez aos estudantes da UMinho. Eduardo Basto afirma que o objectivo da empresa é alcançar os 600 colaboradores em 2019 sendo que neste momento têm 330 pessoas na empresa. Quando perguntamos que género de ofertas têm para os alunos, a resposta foi “qual a sua área favorita”, pois a Natixis contem oportunidades em segurança, análise de dados e  desenvolvimento web. 


Entre os representantes das empresas estão já ex-alunos da Universidade do Minho, como é o caso de João Mando. Agora está do outro lado da mesa a recrutar para a empresa bracarense Wintouch, interessada na “qualidade dos estudantes da UMinho e por isso tínhamos de marcar presença”, referiu.

Áudio:

Declarações de alguns estudantes da Universidade do Minho que passaram pela Join’18 neste segundo dia

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv