UMinho leva Moda (IN)sustentável a Guimarães

O Palacete de Santiago, em Guimarães, recebe esta quinta-feira às 18h, o Moda (IN)sustentável. Com o mote “comprar menos, melhor e de forma mais consciente”, o evento organizado pela Universidade do Minho conta com cerca de 13 marcas portugesas e brasileiras de vestuário, calçado e acessórios que alertam para este conceito.
Aos microfones da RUM, Helena Pires, da organização do evento e docente na UM, começou por referir que esta ideia já é “bastante conhecida” no Brasil e está a surgir em Portugal. Um conceito que se baseia na”preocupação da sustentabilidade” dos materiais utilizados, ou seja, na sustentabilidade ambiental e também na “preocupação social”.
A iniciativa de hoje pretende dar “mais visibilidade” ao conceito e fazer com que esta prática “contagie” as pessoas, os empresários e os criadores no sentido de proporcionar “uma mudança de comportamentos”.
Presentes no Palacete de Santiago vão estar os projectos portugueses Ideal&Co, Marita Moreno, Kozzi, Rasgos D’Art, Obi, Zouri e Elementum, que se vão mostrar no desfile, que decorrerá após uma tertúlia com os responsáveis das empresas.
A iniciativa abre com a apresentação do livro “Admirável Moda Sustentável” de Madeleine Müller, docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing, em Porto Alegre e Francisco Mesquita,docente na Universidade Fernando Pessoa. “O evento conta ainda com um desfile protoganizado por alunos da UMinho e vai ser animado com performances de música, teatro e dança também de alunos da academia minhota”, revelou ainda a docente.
Áudio:
Helena Pires, docente e membro da organização, em declarações à RUM.
