UMinho. Licenciatura em Protecção Civil arranca em 2017/2018

A Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território vai avançar no próximo ano lectivo, na Universidade do Minho. O projecto aguardava o aval do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, depois de já ter sido acreditado na agência nacional A3ES e registada na Direcção Geral do Ensino Superior. A licenciatura, que no primeiro ano contará com 30 vagas, será leccionada no Departamento de Geografia, no campus de Azurém.


Em Portugal Continental, este será o primeiro curso da área numa instituição de ensino superior pública. “Existem alguns projectos em universidades privadas e é leccionado numa universidade pública nos Açores, mas, no continente, é a primeira vez que vamos ter uma licenciatura tem Protecção Civil numa universidade pública”, frisou o docente do Instituto de Ciências Sociais (ICS), António Bento.


À RUM, o docente alertou que, em Portugal, existe a necessidade de formar técnicos altamente especializados nas áreas da protecção civil e gestão de território. “É inquestionável para todos a necessidade que temos de técnicos altamente acreditados nesta área”, disse. “A nossa sociedade não poderia esperar mais tempo por uma licenciatura que formasse técnicos nestas matérias, que são cruciais para uma sociedade que se quer desenvolvida e segura, em que os cidadãos estão efectivamente seguros”, referiu.


Uma necessidade que tem que ver com “aquilo a que ninguém está alheio: os incêndios florestais”. “Ano após ano, temos também cheias, inundações, deslizamentos de terrenos, ou seja riscos naturais, mas a licenciatura está também relacionada com riscos mistos, como acidentes rodoviários e algumas catástrofes”, assegurou.


Um curso interdisciplinar, que conjuga várias áreas de conhecimento. Os grandes pilares são a Geografia leccionada no ICS e as  varias valências das ciências sociais, às quais se juntam a engenharia, as ciências, o direito, a educação, a enfermagem e a psicologia. “Tratando-se de uma temática multidisciplinar, tentamos conseguir uma licenciatura que abarcasse todos as áreas do saber”,  garantiu o docente.


De acordo com o ICS, as provas de acesso à nova licenciatura são Biologia e Geologia +  Matemática; ou Geografia +  Matemática Aplicada às Ciências Sociais; ou Economia + Matemática Aplicada às Ciências Sociais.


O plano de estudos poderá ser consultado aqui.



Áudio:

Docente António Bento fala sobre a importância desta nova licenciatura.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv