UMinho quer converter gases de escape em electricidade

O “Exhaust2Energy” é um projecto que está a ser desenvolvido pela Universidade do Minho, em conjunto com a Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico, e que “propõe um gerador termoeléctrico de desenho inovador baseado em permutadores de calor com baixa resistência térmica entre a fonte de calor e o dissipador”, explica o coordenador Francisco Brito, do Centro de Tecnologias Mecânicas e Materiais da UMinho.

Francisco Brito reitera ainda que “os carros, desde os convencionais até aos híbridos, necessitam de electricidade para funcionar. Para produzir essa electricidade um carro convencional precisa de gastar uma parte da potência do motor, do alternador, converter uma pequena percentagem da energia produzida pelo motor em electricidade, para alimentar os vários dispositivos eléctricos do automóvel”. 

No que diz respeito à sustentabilidade, Francisco Brito explica que “se se conseguir produzir a electricidade sem tirar potência ao motor, convertendo uma energia que ia ser desperdiçada, o veículo torna-se mais eficiente”.

As multinacionais Honda (Japão) e BorgWarner (EUA) já demonstraram interesse na tecnologia que promete revolucionar o sector automóvel.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv