UMinho tem apenas uma estudante de etnia cigana

Nos últimos três anos mais de 60 jovens ciganos entraram no ensino superior público. A UMinho conta apenas com uma estudante de etnia cigana. Os dados foram revelados esta quinta-feira no Seminário Internacional “Empoderando a população cigana através da produção de conhecimento”, que tem lugar no Instituto de Educação da Universidade do Minho até esta sexta-feira.

A vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite, confessa que gostaria nos próximos anos de ter mais estudantes de etnia cigana na academia minhota. Para a vice-reitora é um trabalho que tem de “começar a ser feito mais cedo”, por exemplo, na pré-escola para que a integração seja cada vez mais bem sucedida. Laurinda Leite defende também que do lado da comunidade académica tem de existir um maior “espírito de abertura” para criar educação para todos. 

Já a Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, Maria José Casa-Nova, notou que muitos jovens continuam a ter receio de serem discriminados por serem ciganos. Aos jornalistas, a responsável destacou o papel do programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE) que passou a ser uma política pública para  evitar o abandono precoce deste ciclo de estudos.

Maria José Casa-Nova classifica este processo de mudança como “fundamental” e afirma que já existem jovens ciganos a frequentar cursos como “medicina dentária, serviço social, direito, sociologia, animação social entre outros”. Para a coordenadora é essencial ter acesso a este conhecimento científico para “não só desenvolver um espírito mais crítico, como também serem actores da sua própria mudança dentro das comunidades como na sociedade alargada”. 


O Seminário Internacional “Empoderando a população cigana através da produção de conhecimento” tem como finalidade procurar reflectir sobre o acesso ao conhecimento académico. A sessão conta com a participação de especialistas de etnias ciganas a nível nacional e internacional. A plateia vai ter a oportunidade de ouvir testemunhos reais sobre os percursos destes jovens e adultos.


Para conhecer o programa clique aqui

Áudio:

Declarações sobre a importância de combater o abandono escolar.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv