UMinho vai gerir visitas ao Convento de S. Francisco

A Universidade do Minho (UMinho) irá assinar, esta terça-feira um acordo com a Câmara Municipal de Braga, a Direção Regional de Cultura do Norte/DRCN e a Paróquia de Real.
O objectivo é garantir a recuperação do Convento de São Francisco de Real com vista à sua futura integração num circuito de visita integrada que contempla também o Mausoléu de S. Frutuoso e a Igreja de S. Francisco de Real.
O projeto de “Conservação, Valorização e Promoção do Convento de São Francisco de Real, Braga”, que será candidatado a financiamento por parte do Município de Braga, proprietário do imóvel, foi elaborado pela UMinho.
A ideia passa por tornar este conjunto monumental num polo de atração turística e cultural de âmbito regional, nacional e internacional.
Após a recuperação do Convento de S. Francisco, a UMinho ficará responsável pela gestão da sua visita.
Numa nota enviada às redacções, a UMinho reconhece que com este projecto “concretiza o compromisso com o território e as comunidades, no âmbito da interação com a sociedade, através da celebração de uma parceria com mais três instituições empenhadas na promoção de um relevante património edificado de elevado valor simbólico”. “A requalificação do património potenciará a sua fruição pelos visitantes e estará devidamente alinhada com a estratégia regional e nacional de desenvolvimento turístico, designadamente ao nível da sua integração nas redes de turismo cultural e religioso”, pode ainda ler-se.
Entre 2013 e 2017 a Universidade realizou, através da sua Unidade de Arqueologia, vários trabalhos de escavação, indispensáveis para informar o projeto de reabilitação do Convento, realizado pela Escola de Arquitetura, tendo assegurado também a contenção do edifício, que ameaçava ruína, garantindo a sua estabilidade até que o restauro seja concluído.
