Universidade do Minho é líder de centro de excelência

O lançamento do The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine, um megacentro de investigação europeu liderado pela academia minhota aconteceu esta terça-feira, no auditório do Avepark. A sessão juntou várias personalidades ligadas ao projecto. Foi o caso do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o director-adjunto para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia (CE), Patrick Child, a embaixadora do Reino Unido, Kirsty Hayes, o autarca de Guimarães, Domingos Bragança, o reitor da UMinho, António Cunha, e o coordenador do The Discoveries Centre, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B’s, Rui Reis.

No que diz respeito ao The Discoveries Centre, este elenca cinco universidades nacionais – Minho, Porto, Aveiro, Lisboa, Nova de Lisboa – e a University College London (UCL, Reino Unido), uma das líderes mundiais na área da saúde.

Com sede prevista para o Avepark e ainda com campi em Aveiro, Porto e Lisboa e um campus de suporte em Londres, o edifício que vai sediar o projecto no Minho está ainda por construir.

Sabe-se que a sede será instalada num novo edifício da UMinho, ligado ao atual do Grupo 3B’s, num investimento de 10,8 milhões de euros no âmbito do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de interesse estratégico.

Projecto provado pela Comissão europeia no âmbito do programa Horizonte 2020


A selecção deste centro para financiamento pela Comissão Europeia resultou de um processo de candidaturas “altamente competitivo”. Foram vários os projectos apresentados ao concurso TEAMING 170, sendo que numa primeira fase foram seleccionadas 31 candidaturas para um segunda fase. Destas, foram apenas seleccionadas 10 para serem financiadas por Bruxelas.

O The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine é o único centro com sede em Portugal, seleccionado pelos avaliadores independentes nomeados pela Comissão Europeia, que vai investir 150 milhões de euros na criação destes centros na Europa. O projecto em questão vai contar com um financiamento de 15 milhões de euros da Comissão Europeia e deverá ainda contar com o apoio adicional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garante apoio ao projecto


O reitor da Universidade do Minho, António Cunha, durante o discurso de abertura da sessão de apresentação do projecto, lançou o repto ao Ministro Manuel Heitor de apoiar com financiamento o centro de investigação, cedendo assim a quantia que falta para que o projecto se concretize, nomeadamente a construção do edifício. Para surpresa de todos os presentes, o Ministro Manuel Heitor respondeu de forma positiva ao reitor António Cunha e afirmou à comunicação social que “é preciso considerar todo o apoio necessário ao efectivo sucesso deste projecto. Portugal teve só um projecto TEAMING [aprovado] e, por isso, merece todo o apoio. Estes foram os processos mais complexos da Europa e, por isso, é único a nível nacional.”

O reitor António Cunha explica que o repto foi lançado porque “para viabilizar a construção do edifício é preciso uma componente nacional de 670 mil euros”. António Cunha realça ainda a sua satisfação no que o Ministro disse: “As notícias que o senhor ministro disse deixam-me sossegado face a essa verba que, no meio da discussão, com os vários agentes a nível nacional, ficou pendurada”.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv