Vai nascer em Braga um novo clube de voleibol

O voleibol vai ver nascer, em Braga, um novo projecto desportivo. Com base no Colégio João Paulo II, será criado um clube que terá na base a valorização da componente competitiva num estabelecimento de ensino que quer ter a promoção da prática desportiva e do estilo de vida saudável junto da comunidade como ponto de partida. Ao mesmo tempo pretendem-se ver aliados os valores da responsabilidade, espírito de equipa e dedicação.
Mário Paulo, administrador do Colégio João Paulo II, explicou que este projecto “é um acrescento à actividade desportiva, e que caminha para a competição”. O responsável pelo colégio disse “que se estão a lançar as bases para um clube desportivo competitivo, mas com valores”, lembrando “a competição saudável e enriquecimento das crianças e de um ser humano equilibrado, onde tudo faz parte da sua formação”.
Espera-se que se crie, em oito anos, uma equipa sénior federada e o coordenador do projecto e treinador das equipas será Mário Azevedo. “Na primeira fase estamos a pensar chegar às oitenta crianças, começando com jovens dos 6 a 7 anos até aos 12 anos. A ideia é chegar aos cerca de 300 atletas daqui a oito anos”, explicou o treinador que referiu que o projecto vai iniciar-se já no início do próximo ano lectivo.
A visão que sustenta a formação do clube está assente na ideia de que haja uma actividade física e desportiva regular entre os alunos do colégio, mas a porta abre-se a todos os jovens que queiram integrar o projecto, desde que reúnam as condições para tal.
Pela missão passa a ideia de “promover o sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania activa”.
O colégio já se disponibilizou a conceder “bolsas de estudo limitadas” para que alunos que queiram vestir as cores do clube possam ter uma porta de entrada no colégio e aí prosseguirem os seus estudos.
Formação na base de mentalidade vencedora
Este será um clube vocacionado para os valores e para a formação, mas não se esconde o objectivo que é: “Ganhar!”
“Ganhar é sempre o objectivo, mas eu conheço a modalidade e reparo que não há nenhum clube dominador e, por isso, é difícil criar essa referência. Ainda assim, vamos procurar ser um clube de topo e de referência nacional”, assumiu Mário Azevedo.
Este foi um projecto muito elogiado pela vereadora do desporto em Braga, Sameiro Araújo, que lembrou as valências educativas e desportivas do mesmo. A vereadora confessou que ficou “muito agradada” com o que conheceu e explicou “que o exemplo poderá ser replicado noutras escolas”, assumindo que o projecto “está muito consolidado, uma vez qye começa no desporto escolar e avança progressivamente para o desporto federado”.
Com o nome de Clube Desportivo Colégio João Paulo II, ao longo dos próximos oito anos vai ser possível ver crescer o número de envolvidos na modalidade, desde estudantes/atletas até aos colaboradores/treinadores.
