Velho e degradado. Posto da PSP Famalicão “precisa de obras”

“Quando vão iniciar-se as obras e qual o prazo para a sua execução?”. A delegação do PCP de Braga quer saber e questionou o Governo sobre se pretende ou não efectuar obras na esquadra da PSP de Famalicão. Os comunistas falam “em incumprimento de promessas por parte do Ministro da Administração Interna (MAI)”, que tinha garantido que aquele espaço “seria requalificado durante 2017”. O PCP de Braga quer que o Governo justifique a demora na requalificação da esquadra e que esta passe a ser tida como obra urgente por parte do MAI.
Também em Janeiro de 2017, depois de uma visita às instalações, o PCP já havia questionado o Governo sobre a realização de obras naquele posto. Na resposta, o gabinete da então MAI terá dito que “fruto da degradação do imóvel, a esquadra de Famalicão carece de uma intervenção para reabilitação abrangente, de forma a continuar a garantir o exercício das funções policiais com dignidade”. O PCP, pela voz da deputada Carla Cruz, revela que há muito que o problema está identificado, mas que “até agora nada foi feito”.
“Velho”, com “infiltrações, humidade e problemas no telhado” são algumas das lacunas enumeradas por Carla Cruz, que no passado mês de Fevereiro reuniu com a delegação distrital da PSP. A deputada destaca que também o comandante distrital desconhece quando é que as referidas obras vão iniciar.
No comunicado enviado às redacções pelo PCP lê-se que “esta intervenção encontra-se incluída nos investimentos a realizar no âmbito da Lei da Programação de Infra-estruturas e Equipamentos para as Forças de Segurança, constituindo expectativa do MAI o início do projecto de execução ainda no decorrer do primeiro semestre de 2017”.
