Verão no Campus traz mais de 300 jovens à UMinho

Simular cirurgias, fazer escavações ou fabricar embalagens comestíveis. São estas algumas das actividades propostas aos alunos do ensino Básico e Secundário que participam, a partir de hoje, no Verão no Campus.

A celebrar 10 anos, a iniciativa da Universidade do Minho acolhe, este ano, cerca de 340 jovens, que participarão em actividades de ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes.

O objectivo do Verão no Campus é auxiliar os jovens na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação, recordou à RUM a vice-reitora da Univerisdade do Minho para a Educação, Margarida Casal. “Queremos proporcionar-lhes uma espécie de montra do que o que pode ser uma futura carreira para estes jovens. Pretendemos dar-lhes uma oportunidade para nos visitarem”, explicou.


Para a responsável, a semana “é curta”,  daí estar preparado um conjunto de iniciativas “de temas muito diversos que vão ao encontro ao que os estudantes podem m dia a perspetivar como profissão, passando claro por um percurso que vai obrigar ao estudo, integrando a vontade de estudar na Universidade do Minho”, admitiu.


Para os estudantes estão preparadas mais de 20 actividades em todas as áreas do conhecimento da Universidade do Minho.  Além disso, os participantes serão acompanhados por docentes, investigadores e estudantes da UMinho (“monitores”), tendo a oportunidade de descobrir as particularidades das diferentes áreas do conhecimento, conhecer as cidades de Braga e Guimarães e conviver com colegas de diversas regiões do país e do estrangeiro.


Ao longo de dez anos, já passaram pelo “Verão no Campus” mais de 3500 jovens de quatro continentes, incluindo países como França, Itália, China, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e Portugal. Foram promovidas 275 atividades e envolvidos cerca de 900 cientistas e 400 monitores.

 

A sessão de acolhimento está marcada para as 11h desta segunda-feira, no campus de Gualtar, em Braga

Áudio:

Margarida Casal, vice-reitora da Univerisdade do Minho para a Educação, fala sobre a importância da iniciativa com 10 anos.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv