Vereadores do PS repetem críticas à gestão da Agere

É mais uma crítica semelhante às mais recentes feitas pelos vereadores socialistas ao processo de contentorização definido pela Agere. Na reunião de câmara desta segunda-feira, Artur Feio disse que “há uma diferença entre o luxo e o lixo” e que a lógica de distribuição de contentores pelas freguesias de maior e de menor densidade populacional revela que “há bracarenses de primeira e bracarenses de segunda”. 

O socialista referia-se aos contentores metalizados e aos contentores de plástico para criticar a diferenciação que Rui Morais, administrador da Agere, lembra que foi anunciada desde o início. O administrador afirmou até que esse factor é o menos importante do processo da empresa municipal, lembrando que relevante é o sistema de higienização que será igual em todos os contentores com uma lavagem frequente dos equipamentos.

Rui Morais desmentiu ainda Artur Feio que disse existirem contentores de plástico reaproveitados. “Nenhum contentor foi reaproveitado”, avisou, acrescentando que nas zonas onde se possa verificar no futuro um aumento significativo de moradores, a Agere poderá instalar contentores metalizados com uma capacidade substancialmente superior.

Também Ricardo Rio relativiza o atraso de algumas semanas. Sobre os restantes investimentos, o autarca refere que foram quase todos realizados, “à excepção do saneamento relacionado com a candidatura a fundos comunitários”.

No decorrer da reunião de câmara, a troca de palavras entre Artur Feio e Rui Morais aqueceu e o administrador da Agere, perante todas as exigências e críticas de Artur Feio aproveitou para desafiar os vereadores socialistas a acompanharem a Agere numa reunião com o secretário de estado na tentativa de acelerar o processo de construção da nova ETAR, que aguarda aval do Governo. Minutos depois, em declarações à imprensa, Artur Feio referiu que a presença constante de membros do governo em Braga já devia ter servido para os responsáveis municipais apresentarem as suas reivindicações. “Não sei para que servem todas estas visitas se não aproveitam para expor os problemas ao governo”, atirou, aproveitando uma vez mais para sugerir ao município que passe a convidar todos os membros do executivo para essas visitas e cerimónias.

Áudio:

Artur Feio e Ricardo Rio

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv