Via ciclo-pedonal de Famalicão fica concluída no Verão do próximo ano

Arrancaram esta terça-feira as obras de construção da via ciclo-pedonal de Famalicão. A empreitada vai requalificar um percurso de 11 quilómetros pertencente ao concelho minhoto que faz ligação à Póvoa de Varzim.

O trajecto intervencionado começa nas imediações da Estação Ferroviária de Famalicão e termina na União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, no limite do concelho. As obras envolvem várias modalidades, como a criação de rede de águas pluviais, a colocação de sinalização e iluminação pública e a pavimentação com cor diferenciada para distinguir a zona destinada para ciclistas e peões.

“Pensamos que desta forma as pessoas terão melhores condições para utilizar a via, principalmente no Inverno, porque era muito difícil percorrê-la. Exigia muita manutenção”, afirmou a directora do departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Famalicão, na cerimónia de assinatura do auto de consignação que marcou o arranque das obras de construção.

O pavimento colocado será em asfalto, o que, no entender de Francisca Magalhães, “tornará possível percorrer a via com qualquer bicicleta”, ao contrário do que acontecia. A arquitecta destaca também que vão ser criadas condições de “enquadramento paisagístico”, de forma a permitir que haja “zonas de conforto e locais de paragem”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, mostrando-se “satisfeito pela concretização de uma ambição de muitos famalicenses”, refere que o grande objectivo desta intervenção é “fornecer às pessoas que usam o território um novo canal, um novo eixo de transporte, para que não tenham de usar obrigatoriamente as estradas nacionais ou municipais”. Paulo Cunha enfatiza o facto de ser “uma via exclusiva para ciclistas e para peões”.

O autarca acredita também que este trajecto pode ser vantajoso a nível económico, capaz de captar mais visitantes para a cidade. “É um canal que permitirá que muitas pessoas que hoje estão no litoral, na Póvoa de Varzim, em Vila do Conde ou nas proximidades, utilizem a via para aceder a Famalicão, como, por exemplo, para visitar um museu”, explica.

A via ciclo-pedonal famalicense é complementada com um trajecto de 20 quilómetros pertencente ao município de Póvoa de Varzim, que também está a ser intervencionado, perfazendo um total de 30 quilómetros de itinerário. O valor da obra referente a Vila Nova de Famalicão, que tem a previsão de um ano, ronda os dois milhões de euros, sendo comparticipado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv