VideoArte chega em Janeiro ao Museu Alberto Sampaio

O Museu Alberto Sampaio vai promover, entre 12 de Janeiro até 9 de Fevereiro um curso de Videoarte. A formação destina-se a promover diferentes “discursos e expressões” sobre as obras já existentes no Museu, segundo destacou Max Fernandes, coordenador do curso.
Este curso de criação plástica em vídeo “baseia-se na própria colecção do Museu e visa criar uma ligação do VideoArte como expressão artística”. Aqui vão ser trabalhados, em termos formais, a luz, o movimento e o voz-off, e, em termos de conteúdo o objectivo é criar um diálogo entre as pessoas sobre as obras, mas também de criar novos discursos de interpretação às mais variadas obras, explicou o professor e artista.
“A minha expectativa é que esta área seja mais explorada do ponto de vista poético e não tanto do ponto de vista conceptual. O uso da VideoArte como forma de interagir com as colecções cria duas situações, a primeira é que este domínio pode proporcionar um maior conhecimento sobre as obras e a outra é o facto de abrir o campo da VideoArte como uma expressão, sendo assim, mais discutida de uma forma mais geral”, conta o coordenador.
A formação terá a duração de 15 horas, divididas por cinco sessões de duas horas e meia, e decorrerá aos sábados das 10h às 12h30, nas instalações do Museu.
As inscrições estão abertas até 8 de Janeiro de 2019.
Áudio:
Max Fernandes, Coordenador do Curso de VideoArte, em declarações à RUM.
