Vilaverdense nos Europeus para Transplantados e Dialisados

Um vilaverdense vai participar nos Jogos Europeus para Transplantados e Dialisados. As provas decorrerão em Itália de 17 a 24 de Junho e contam com a participação de nove portugueses de diferentes pontos do país.
Ricardo Cunha, de 38 anos, é insuficiente renal crónico desde 2001 e aguarda pela realização de um transplante. Amante de diferentes modalidades desportivas desde tenra idade, conheceu o Europeu através do Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal. Agora, prepara-se para cumprir o sonho de representar Portugal no campeonato europeu para pessoas transplantadas e dialisadas.
“Sou muito ambicioso e tinha o desejo de estar presente neste europeu. Com todo o custo tive que desembolsar do meu bolso a viagem e a estadia. É caro”, confessa Ricardo Cunha. Os portugueses a representar Portugal não recebem qualquer apoio para estar presentes neste europeu.
Em declarações à Universitária, o atleta natural de Vila Verde começa por recordar que a ligação ao desporto deu-se em criança através do ciclismo. Seguiu-se o futebol, o atletismo e, entretanto, o trail. Nos Europeus, Ricardo Cunha vai correr a maratona e fazer parelha com outro português no ténis de mesa.
Ricardo Cunha integra desde 2017 o Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal, daí esta participação nos jogos europeus. Uma oportunidade para competir em diferentes modalidades. “Em 2017 entrei em falência renal, optei pela diálise e nunca deixei de praticar desporto. Comecei pelas caminhadas e, sensivelmente passado meio ano comecei a entrar nos eixos”, recorda. O vilaverdense está a ser acompanhado por uma amiga, de uma empresa de treinos de Barcelos.
A cumprir os planos de treinos para o Europeu, Ricardo Cunha diz ter “boas expectativas” e acredita regressar de Itália com “bons resultados”. Portugal vai marcar presença com nove atletas nas modalidades de natação, atletismo, marcha e ténis de mesa.
Os interessados em ajudar o vilaverdense podem fazê-lo entrando em contacto via Facebook.
Áudio:
A ligação de Ricardo Cunha ao desporto e a importância de representar Portugal na competição
