Vitória SC apresentou plantel “estável” mas “por fechar”

Um plantel “estável” mas “ainda por fechar”. Foi assim que o Vitória Sport Clube (VSC) se apresentou, esta terça-feira à noite, para a época 2017/18, na Praça de S. Tiago, em Guimarães. A equipa orientada por Pedro Martins subiu ao palco instalado no centro histórico, tal como equipa B, da II Liga, orientada por Vitor Campelos.
A apresentação do plantel principal contou com os três reforços até agora confirmados – os médios Francisco Ramos (ex-FC Porto B) e Rúben Oliveira (ex-Feirense) e o avançado Estupiñán (ex-Once Caldas, da Colômbia).
O defesa Pedro Henrique e os médios Celis e Hurtado, de regresso ao Vitória após, na época passada, terem jogado nos minhotos por empréstimo, também se apresentaram, tal como os oito jogadores oriundos dos ‘bês’ – Miguel Oliveira, Sacko, Marcos Valente, Vigário, Joseph, Kiko, Hélder Ferreira e Xande Silva -, destacando-se ainda a ausência de Mbemba, médio que iniciou a época com a equipa.
No final, em declarações aos jornalistas, o presidente do Vitória SC, Júlio Mendes, admitiu que o grupo não está fechado. “Os plantéis nunca estão fechados até que o mercado encerre”, a 31 de agosto, mas disse pretender segurar o grupo de 28 elementos, que está próximo “da estabilidade”, apesar das eventuais saídas.
O Vitória “tem-se esforçado” por manter a “espinha dorsal” do grupo, mas tem também recebido vários ofertas por diferentes jogadores, admitiu Júlio Mendes. “Temos ofertas por vários jogadores do plantel. Não vou falar em concreto de nenhum. Este é o plantel que quero preservar. Tudo faremos para que possamos preservar os nossos ‘diamantes'”, garantiu.
Questionado também sobre possíveis entradas, nomeadamente as do central Abdoulaye, que pertence ao FC Porto, e do extremo Iuri Medeiros, que pertence aos quadros do Sporting, o presidente recusou falar “em concreto”, tal como o fez acerca dos moldes do contrato do central Pedro Henrique. “Faz parte da nossa estratégia de gestão desportiva e económico-financeira. Não interessa colocar na praça pública se os jogadores têm contrato A ou B, porque isso, ao fim do dia, não se traduz em resultados desportivos”, explicou.
O Vitória inicia oficialmente a temporada no Sábado, com o jogo da Supertaça, frente ao SL Benfica, e o treinador Pedro Martins, perante os adeptos, afirmou a vontade de conquistar o troféu. “Antes de mais, [queremos] trazer o troféu para a cidade, porque vocês merecem. Podem esperar da nossa parte paixão, alma e entrega, porque a cidade merece e o clube assim o exige”, vincou.
A festa de apresentação do plantel serve para apresentar os atletas aos sócios e simpatizantes, mas também para os jogadores sentirem o espírito vitoriano, diz Júlio Mendes. Milhares de adeptos marcaram presença, esta terça-feira à noite, na apresentação do plantel vitoriano, que decorreu na praça S. Tiago, no Centro Histórico de Guimarães.
