Vitória SC. João Afonso de olhos postos na Europa

“Sempre que o Vitória falha a Liga Europa é um golpe para o clube”. A frase é do atleta João Afonso, que esta sexta-feira de manhã foi um dos 31 jogadores presentes no treino aberto, que se realizou na academia vitoriana. O defesa, que regressou ao clube em Janeiro, foi o escolhido para falar aos jornalistas, tendo assegurado que o Vitória entra na época de olhos postos na Liga Europa.
“Vamos olhar para os lugares de cima da tabela. O objectivo é ganhar o maior número de jogos possíveis que nos deem esses lugares. [A Liga Europa] é um objectivo importante, como é todos os anos. Cada vez que o Vitória falha o acesso às competições europeias é, de certa forma, um golpe para os jogadores, sócios e adeptos”, admitiu.
João Afonso considera que o novo treinador, Luís Castro, irá criar um futebol interessante para jogadores e adeptos. “Acho que tem ideias bastante interessantes. É um treinador bastante inteligente, rigoroso e meticuloso. A ideia de jogo é bastante aliciante também para os jogadores. Estamos a tentar corresponder o mais rapidamente possível as exigências do treinador”, disse.
Aliás, para João Afonso, o tipo de jogo de Luís Castro “dá mais ambições”. “É um estilo de jogo atractivo. Para a massa associativa vai ser interessante, porque o objectivo é dominar o jogo com posse e chegar apoiado à baliza, com o máximo número de jogadores, não esquecendo o equilíbrio da equipa. Para a massa associativa vai ser até empolgante”, referiu.
Ao quarto dia de treino no relvado, os reforços Rafa Soares, Osório, Florent, Pêpê Rodrigues, Osório, Alexandre Guedes e André André juntaram-se aos restantes colegas. No treino aberto desta manhã não marcou presença Hurtado, ainda a cumprir o período de férias, uma vez que participou no Mundial da Rússia. Quem também esteve ausente dos relvados foi Welthon e Vigário, devido a lesões. Já Sturgeon fez trabalho condicionado no relvado.
“A expectativa é sempre boa, o grupo está a crescer, apenas desejamos que tudo corra na perfeição. A próxima época é para começar do zero não só para mim como para todos. O treinador é novo por isso estamos todos em pé de igualdade”, referiu.
Ainda quanto à pré-época, a academia volta a abrir portas este sábado para o jogo frente ao Penafiel, pelas 10h, no Campo 5.
Áudio:
As declarações do atelta vitoriano.
