Voto electrónico nas eleições do Conselho Geral da UMinho

O voto electrónico é a novidade deste ano para as votações do Conselho Geral da Universidade do Minho. Foi criado por uma empresa especializada “neste tipo de softwares” e oferece “segurança e anonimato”. A RUM foi tentar perceber, junto do presidente da comissão eleitoral das eleições para o Conselho Geral, João Carvalho, como funciona o voto electrónico e se este não compromete, de alguma forma, a privacidade e o anonimato.

Como votar?


Para proceder à votação basta ir a um computador e aceder ao site designado para o efeito. Depois pode-se entrar na plataforma evotum e escolher a votação, neste caso, a do Conselho Geral. Posteriormente é precisa uma autenticação, com os dados de identificação do votante, que pode depois de fazer o login votar. “O voto tem um passo de confirmação enviado para o correio electrónico ou para o telemóvel e, tendo recebido o código de confirmação, o votante confirma a votação e o voto é enviado para a urna”, explica João Carvalho.

É um método seguro?


Segundo o presidente da comissão eleitoral, “quer a partir do momento em que foi definido o que se pretendia, quer durante todo o processo de definição das características que a plataforma informática deve ter, foram asseguradas um conjunto alargado de características de anonimato e segurança”. No dia das eleições vai ainda haver uma equipa de emergência, que vai estar pronta para fazer qualquer tipo de intervenção a problemas técnicos que possam aparecer.

As eleições acontecem na próxima terça-feira, 21 de Março. Os docentes, funcionários e alunos da academia minhota podem eleger os seus representantes no Conselho Geral.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv