XcapeGames. 60 minutos para escapar de uma sala

Por Viana do Castelo já se resolvem enigmas nas salas preparadas para o efeito onde o que se pretende é uma tarde diferente em família, com um grupo de amigos ou com colegas de trabalho.
São três níveis distintos. O primeiro acontece num espaço preparado a pensar num atractivo local: o conhecido navio-hospital Gil Eannes. Desvendar enigmas, fazer puzzles, tudo com o objectivo de aceder à chave ou código da porta para sair daquela sala.
As salas XcapeGames abriram há poucos dias mas já colocaram à prova vários grupos de amigos. O conceito é semelhante ao que já existe nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Évora e Ericeira. Agora, mais a norte, estas salas estão preparadas para receber o público do Minho.
A ideia surgiu entre dois amigos que conheciam o jogo e acharam que fazia sentido apostar na iniciativa. À RUM, Hugo Araújo, um dos sócios das salas XcapeGames defende que a principal particularidade de quem exprimenta passa pelo fortalecimento de laços do grupo que precisa de trabalhar “com o mesmo fim”, permitindo “uma interacção muito grande que normalmente, no dia-a-dia, não se cria”.
O primeiro nível de dificuldade passa-se numa sala de um posto médico do navio hospital “alusiva ao Gil Eannes”. Segue-se uma sala “com um ambiente de suspense”. Já o último nível de dificuldade acontece num espaço fechado com um tablet que terá de ser utilizado pelos participantes. “As pessoas vão ter que jogar no tablet através do sítio em que estão envolvidas, vão buscar pistas para introduzir no tablet até conseguirem encontrar a chave do quarto”, especificou Hugo Araújo. Pelo meio, o grupo de participantes terá de “desvendar enigmas, fazer puzzles, labirintos, abrir cofres ou desbloquear cadeados”.
A página de Facebook XcapeGames tem sido o principal veículo para os contactos de quem pretende participar. O conceito passa por reunir um grupo de pelo menos quatro pessoas, sendo que o número ideal é seis. “Se a sala estiver lotada quer dizer que o ambiente vai funcionar perfeitamente”, defendeu Hugo Araújo. O preço por pessoa varia entre os 10 e os 13 euros, mediante o número de participantes.
Áudio:
Hugo Araújo explica o conceito e a estratégia de jogo definida que engloba o conhecido navio hospital Gil Eannes
