Em Agosto, as sessões de cinema são à conta do gnration

O mês de agosto, no gnration, é dedicado ao novo cinema português. O pátio exterior deste espaço bracarense transforma-se numa autêntica sala de cinema e traz diversas propostas com alguns dos trabalhos cinematográficos portugueses que têm visto a luz do dia ao longo dos últimos anos.
À RUM, Luís Fernandes explicou que já tinha vontade de programar este ciclo de cinema “há algum tempo”. O programador do gnration disse que sempre teve vontade de mostrar o trabalho da “nova geração do cinema nacional de extrema qualidade que, infelizmente, nem sempre chega aos circuitos comerciais”.
Cinema na língua portuguesa, concerteza
O ciclo “Cinema no Pátio” arranca na sexta-feira, com trabalhos de José Oliveira, Eduardo Brito, Leonor Teles e Diogo Costa Amarante. “Nesta estreia temos dois artistas da região (José Oliveira e Eduardo Brito), bem como dois filmes premiados com o urso de Ouro do Festival Internacional de cinema de Berlim (Leonor Teles e Diogo Costa Amarante)”, disse Luís Fernandes.
Na semana seguinte, as propostas arrancam a 10 de Agosto. O destaque vai para Salomé Lamas, que esteve há umas semanas no gnration a ministrar um workshop de cinema. Será exibido o documentário “Eldorado XXI”, gravado no Peru. “Foi galardoado em diversos festivais internacionais, com uma fotografia estupenda e que deve ser visto”, acrescenta o programador do gnration.
No dia seguinte (sexta-feira, 11 de Agosto), o destaque vai para Gabriel Abrantes, que venceu o prémio de Melhor Realizador nesta edição das Curtas de Vila do Conde. Vai ser uma exibição tripla, com “Os Humores Artificiais”, “The Hunchback” e “A History of Mutual Respect”.
Na penúltima sexta-feira do mês (18 de Agosto), será exibido o drama “Montanha”, de João Salaviza. Finalmente, a 24 de Agosto, este ciclo de cinema termina com o documentário “Ama-San”, de Cláudia Varejão. “Premiado o ano passado no Porto Post Doc, retrata uma comunidade de trabalhadoras na Ásia”, contou Luís Fernandes.
A entrada em todas as exibições é gratuita. As sessões começam sempre às 21h30. A programação completa pode ser vista no site do gnration.
