Teatro Oficina convoca os mais novos à criatividade

O Teatro Oficina, em Guimarães, está prestes a começar as novas oficinas de teatro para os mais jovens fora do centro urbano.
Assim, a formação teatral alarga-se a três freguesias vimaranenses: Abação, Moreira de Cónegos e Taipas. Durante os próximos cinco meses (entre Fevereiro e Junho), todas as crianças entre os 8 e os 12 anos podem participar nesta nova oficina que surge à conta de “vários pedidos” que chegaram ao Teatro Oficina. João Pedro Vaz, director artístico, contou à RUM que este “o desejo de alargar o âmbito territorial das oficinas” surgiu no ano passado e que só agora foi possível avançar com este projecto-piloto.
Ainda que as oficinas arranquem já no início de Fevereiro, as inscrições prolongam-se até ao final do próximo mês. “O facto de um grupo de estar já a trabalhar puxa os novos elementos para a dinâmica”, disse João Pedro Vaz.
A orientação vai estar a cargo de Daniela Freitas, formadora do Gangue de Guimarães. Durante os próximos meses, os jovens que participem nestas oficinas são “convocados à criatividade”. “Queremos que estes jovens explorem as linguagens mais contemporâneas e abstractas”. Estas oficinas querem evitar a “simples mimetização” de uma “qualquer história ou conto” em palco.
As inscrições podem ser feitas em cada uma das juntas de freguesia, no CCVF ou através do formulário online em aoficina.pt. A mensalidade é de 10 euros.
Áudio:
João Pedro vaz, director artístico do Teatro Oficina, fala do que vai acontecer nos próximos meses
