TUB: 10 milhões até 2021 para renovar 30% da frota

Até 2021, os Transportes Urbanos de Braga vão renovar 30% da frota de autocarros em circulação. Na prática, será feito um investimento de 10 milhões de euros para a aquisição de 36 novos autocarros, 27 a gás natural comprimido e 9 autocarros eléctricos.
Na passada sexta-feira, em Assembleia Municipal, foi aprovada a aquisição de 14 viaturas a gás natural, que se juntam aos seis autocarros eléctricos que já foram anunciados no final do ano passado e que aguardam agora a aprovação do visto do Tribunal de Contas para entrarem em circulação.
Em comunicado, Ricardo Rio, presidente do município bracarense, explicou que a renovação da frota “terá impactos bastantes positivos na operacionalização da atividade dos TUB, na segurança e disponibilidade dos autocarros para o serviço, na qualidade de vida dos cidadãos e na sustentabilidade ambiental dessa mesma frota”.
Plano “a três fases” deverá estar concluído até 2021
Por enquanto, a Assembleia Municipal de Braga aprovou, no final do ano passado, a compra de seis autocarros eléctricos e, na passada sexta-feira, deu parecer positivo ao financiamento para a aquisição de mais 14 autocarros a gás natural. Até Outubro, os TUB vão avançar com uma nova candidatura a um segundo aviso do POSEUR para apoio à aquisição de mais de 16 veículos ´limpos´.
Em relação aos primeiros seis autocarros eléctricos, que foram anunciados para o primeiro semestre deste ano, Teotónio Santos não quis adiantar nenhuma data em concreto à RUM, mas diz esperar que o visto de Tribunal de Contas chegue “brevemente”. “Já contávamos com a aprovação no passado mês de Junho, mas o Tribunal de Contas tem pedido a apresentação de novos documentos, o que tem atrasado este processo”, explicou.
Áudio:
Teotónio Santos, administrador dos TUB, fala do plano a ser desenvolvido até 2021
