CIM Cávado com 1 milhão de euros para dinamizar economia

A CIM do Cávado quer, em conjunto com a Invest Braga e a Agência de Energia do Cávado, melhorar a competitividade empresarial da região. Para isso, criou o projecto “UP Cavado”, que é o resultado de três candidaturas aprovadas no âmbito do Aviso ao Sistema de Apoio às Ações Coletivas, do Programa Operacional Norte2020. O objectivo é implementar accões de dinamização empresarial, relacionadas com o empreendedorismo, qualificação e internacionalização.
O orçamento previsto para a implementação das acções engloba um montante de cerca de 1 milhão de euros, a serem aplicados durante dois anos. Esta terça-feira, na apresentação do projecto, o presidente da CIM Cávado, Ricardo Rio destacou que, com 1 milhão de euros, o “potencial de impacto no território será muito significativo”. Além disso, de acordo com o autarca, o projecto terá um complemento. “Há outra iniciativa, que vai ser apresentada a partir de amanhã, um sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego, que vai absorver um volume de financiamento que rondará os 4 milhões de euros”, revelou.
O projecto agrega os seis municípios da CIM do Cávado – Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde – que, em articulação com as entidades e associações comerciais e industriais, pretendem mobilizar novas dinâmicas empresariais e tornar mais atractivo o investimento na região. De acordo com Ricardo Rio, o UP Cávado contará com um conjunto de iniciativas “que irão ajudar a impulsionar o dinamismo sentido em todos os territórios do Cávado”. “Vai ajudar a qualificar o tecido empresarial não só a nível individual, mas também criando condições de colaboração entre os agentes económicos, que poderão dar outra alavanca ao desenvolvimento que todos desejamos”, acrescentou.
Dividido em três áreas – empreendedorismo, qualificação e internacionalização – o projecto tem como objectivo criar raízes num futuro sustentável no território, disse Luís Macedo, Secretário Executivo Intermunicipal. “Os objectivos são dinamizar e procurar reforçar o ecossistema do empreendedorismo do Cávado, qualificar as empresas, internacionalizar e dar a conheer os produtos e as empresas, animando a economia do Cávado”, explicou. Para o responsável, as “três forças” vão congregar num vértice com o objectivo de «levantar» o Cávado e daí o nome do projecto”, referiu.
Na área do empreendedorismo, a InvestBarga quer dar o seu contributo, disse Carlos Oliveira, presidente do Conselho de Administração. “Queremos que o UP Cávado seja um projecto em que pômos as competências, o networking e tudo que temos vindo a fazer, nos últimos anos, de uma forma mais concentrada no concelho de Braga, à disposição de todos os membros da CIM, e de todas as entidades que fazem parte do consórcio, trabalhando em rede”, referiu.
