Braga celebra património local ao longo de Setembro

Setembro é mês dedicado às Jornadas Europeias do Património. Braga associa-se, mais uma vez, com uma “programação variada e pensada para todos os públicos”. Sob o lema “Partilhar Memórias”, este certame pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património.
Na apresentação do programa bracarense para as Jornadas Europeias do Património, Lídia Dias, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga, explicou que a cidade dos arcebispos “orgulha-se de valorizar e divulgar o património da região” através de um “programa regular ao longo de todo o ano”. “Não trabalhamos nem queremos trabalhar para elites, mas sim para todos os públicos com um programa onde todos são bem-vindos”, explicou.
Bernardo Reis, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, felicitou, mais uma vez, a organização deste evento e lembrou que “é importante continuar a preservar e a acarinhar o património e a história da região”. “O legado histórico deve ser sempre preservado para que o legado e a identidade de cada região sejam sempre lembrados e celebrados”, acrescentou.
Miguel Bandeira, vereador com o pelouro do património na autarquia bracarense, aproveitou a ocasião para reforçar esta ideia de que a “investir no património é sempre um factor de valorização para o futuro que nunca perde sentido e que significa sempre mais valor para o futuro, tanto a nível cultural, educativo, económico, financeiro e social”.
Exposição sobre Recolhimento das Convertidas marca arranque do programa bracarense
O evento acontece entre 28 e 30 de Setembro, ainda assim, por Braga, as comemorações começam no próximo dia 14 com uma exposição sobre o Recolhimento das Convertidas que pode ser vista no Palácio do Raio até ao dia 20 de Outubro.
Depois de um trabalho de inventário e salvaguarda do respectivo espólio móvel, que aconteceu há cerca de dois anos, o público terá agora a oportunidade de conhecer parte do acervo deste espaço emblemático da cidade dos arcebispos. Além da exposição, estão ainda preparados outros eventos que trazem novos olhares mais aprofundados sobre o conhecimento público acerca deste espaço.
Isabel Silva, da Direcção Regional de Cultura do Norte, explicou que no dia 14, pelas 21h00, a professora Marta Lobo de Araújo vai apresentar um trabalho sobre o estudo de algum do acervo documental deste edifício, enquanto a 23 de Setembro, pelas 10h30, acontecerá uma visita guiada ao espaço coordenada por Rui Ferreira, do pelouro da Cultura da autarquia bracarense.
Braga vai homenagear “três figuras emblemáticas” da região
Este ano, o município de Braga vai aproveitar a ocasião para homenagear três personagens históricas ligadas ao património bracarense: a 28 de Setembro, primeiro dia oficial do evento, será lançada a II edição do Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro; ainda a 28 de Setembro será homenageado Albano Bellino com a reedição das suas publicações sobre Braga; a 29 de Setembro será celebrado o IX centenário do nascimento de Gualdim Pais, com visitas guiadas e uma representação histórica pela Nova Comédia Bracarense.
V edição da Braga Barroca inserida nas Jornadas Europeias do património
Este ano, a Braga Barroca, que vai já para a 5ª edição, junta-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património. Entre visitas guiadas, encenações, oficinas barrocas, concertos e workshops para a comunidade escolar, não faltam propostas para todos os públicos.
Destaque para a abertura do certame, a 19 de Setembro, com o “Anúncio da chegada do Arcebispo D. José de Bragança”, às 11h30, na Praça do Município.
