EI: Prémio de Fotografia Emergentes está de regresso

Está de regresso o Prémio de Fotografia Emergentes do Encontros da Imagem (EI), o Festival de Fotografia e Artes Visuais de Braga. No passado mês de Junho começaram a ser desvendados os meandros da edição deste ano, que se inspira no trabalho do realizador holandês Wim Kayzer, propondo “uma reflexão” sobre “O Belo e a Consolação”.

Por agora, está aberto o período de inscrições para o Prémio de Fotografia Emergentes até ao próximo dia 20 de Agosto (podem ser feitas aqui). De acordo com Carlos Fontes, director artístico do EI, este prémio internacional não conhece barreiras, serve até para derrubá-las: “Não há limite de idade, género ou nacionalidade”.

De tema livre, os interessados têm apenas de apresentar os seus trabalhos de fotografia contemporânea no site oficial do EI. Mais uma vez, este prémio “dará a possibilidade a artistas emergentes, e outros mais consagrados e com obra publicada, de apresentarem os seus trabalhos a um conjunto de críticos internacionais”.

Finalistas apresentarão os trabalhos em exposição colectiva

Assim que terminar o período de inscrições, serão escolhidos 80 artistas que terão a oportunidade de apresentar os seus portfolios “in loco” nos dias 20 e 21 de Setembro. Nessa altura, este júri internacional alargado, “composto por comissários, galeristas e editores especializados”, irá escolher os 20 finalistas que apresentarão os seus trabalhos numa exposição colectiva a ser realizada na semana seguinte, em Guimarães.

Finalmente, será escolhido o grande vencedor da edição deste ano: além do prémio monetário de 5000 euros, o artista escolhido pelos jurados terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho numa exposição individual na edição de 2019 do EI.

Prémio de Fotografia Emergentes todos os anos? “É uma possibilidade”

Por enquanto, este prémio de fotografia é realizado a cada dois anos. Carlos Fontes explicou à RUM que, a partir deste ano, a organização do EI pretende que o galardão seja entregue anualmente. “Só será possível através de apoio financeiro, algo que aconteceu este ano à conta da Cristêxtil, uma empresa têxtil vimaranense. Esta é a solução que encontramos para a realização anual deste prémio e esperemos que assim seja ao longo dos próximos anos”, afirmou.


EI acontecerá entre os dias 21 de Setembro e 28 de Outubro

Mais uma vez, o epicentro do certame será a cidade de Braga, mas contará com extensões em Barcelos, Famalicão, Guimarães e Porto. Os EI contam, ainda, com os Discovery Awards 2018 e com conferências, projeções, concertos, performances, oficinas, serviço educativo e eventos relacionados com livros de fotografia.

Áudio:

Carlos Fontes, director artístico do Encontros da Imagem, explica as várias fases deste prémio de fotografia contemporânea

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv