Biblioteca de Braga dá a conhecer Padre António Vieira

“Padre Grande” é o nome da mostra sobre a vida e a obre de Padre António Vieira, que está patente na Biblioteca Pública de Braga até dia 8 de Setembro. Inserida no ciclo “Efemérides” da Biblioteca, a exposição pretende assinalar os 320 anos da morte do português do século XVII. Elísio Araújo, director da Bilioteca Pública de Braga, reitera que “a instituição tem desenvovlido uma política que faz com que os livros vão ao encontro das pessoas. O objectivo é ter uma atitude pró-activa e não uma atitude expectante, aguardando a visita das pessoas”.

Dar a conhecer o que a Biblioteca tem de mais importante e receber e envolver o público é o objectivo da Biblioteca Pública de Braga. A exposição sobre o Padre António Vieira disponibiliza ao público uma centena de volumes em dez escaparates, incluindo títulos como “História do Futuro”, cuja primeira edição é de 1718, e “Sermão de Santo António aos Peixes”. 

Há ainda seis painéis verticais sobre aspectos como o percurso, a memória, as grandes causas, as edições estrangeiras, os “falsos Vieira”, os escritos messiânicos e os cerca de 700 sermões e 200 cartas que o português deixou e são estudados em academias de todo o mundo. 

A mostra sobre o chamado “Padre Grande” entre os índios do Maranhão insere-se no ciclo “Efemérides” da Biblioteca Pública de Braga e no 175º aniversário desta unidade cultural da Universidade do Minho.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv