Guimarães reforça programa de acolhimento de refugiados

A Câmara Municipal de Guimarães vai reforçar o programa “Guimarães Acolhe”. A medida foi aprovada em reunião do executivo municipal onde a vereadora com o pelouro da Ação Social, Paula Oliveira, fez um balanço de dois anos de programa que dá abrigo aos refugiados.

O “Guimarães Acolhe” já recebeu 99 pessoas em dois anos, incluindo crianças, sendo que muitos já estão plenamente integrados na sociedade vimaranense. “Temos  30 cidadãos com protecção nacional a viver em Guimarães. Alguns deles já ultrapassaram o apoio de 18 meses previsto, mas o Guimarães Acolhe continua a ajudar estes refugiados e a inserir estes na sociedade vimaranense”, frisou a vereadora.


Paula Oliveira reforçou que o projeto está “a correr bem” e destacou a solidariedade dos vimaraneses. “Em especial aos empresários que conseguem dar emprego, e aos voluntários que ajudam na questão da língua”, apontou.


Ainda assim, André Coelho Lima, vereador da coligação Juntos por Guimarães, quer mais esclarecimento sobre os dois anos do “Guimarães Acolhe”. “Isto não são números, são pessoas. Mas estamos preocupados em perceber que correu este processo daqueles que escolheram a nossa terra para continuar as suas vidas e se estão devidamente enquadrados”, destacou André Coelho Lima.


O programa “Guimarães Acolhe” vai ser reforçado de forma a garantir uma melhor integração com mais instituições de acolhimento no processo, nomeadamente para menores não acompanhados onde a capacidade de albergar menores sobe de 4 para 16.

Áudio:

Vereadora Paula Oliveira fala sobre o Guimarães Acolhe:

nunocerqueira
nunocerqueira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv