Alunos das eco-escolas entregam preocupações à CMBraga

Cerca de 400 alunos das eco-escolas do concelho de Braga entregaram esta manhã as suas preocupações ambientais à Câmara de Braga.

Este é o resultado de um roteiro percorrido por estes estudantes que serviu para fazer o levantamento de vários problemas com que se deparam no quotidiano. O vereador do ambiente, Altino Bessa, foi quem recebeu este documento – em forma de pergaminho – e frisou à RUM algumas das evidências registadas pelos alunos bracarenses, com destaque para “questões relacionadas com trânsito, ligadas às entidades municipais e intermunicipais como a AGERE e BRAVAL, questões de fiscalização que são competência da GNR, do SEPNA e da Agência do Ambiente e da conservação da cidade”, enumerou o vereador que explicou que, agora, “o município vai analisar as situações em concreto e fazer uma triagem para encaminhar as mesmas para os vários departamentos e serviços”.

Altino Bessa frisou que “a quarta edição da rota das eco-escolas envolveu cerca de 400 alunos e 40 professores do concelho que percorreram uma distância superior a 45km”.

Na base deste trabalho está no fomento da “educação e sensibilização ambiental”. “Não é propriamente porque foram percorridos 45Km que se vão resolver os problemas do município. O objectivo é criar cidadãos e passar a mensagem de que devem existir preocupações com estas questões e os cidadãos devem estar atentos e saber quem são os responsáveis por determinadas temáticas”, disse o vereador que lembrou o caso do Rio Este onde as queixas que são encaminhadas para a vereação do ambiente devem, na verdade, ser enviadas para outras entidades competentes.

Altino Bessa frisou ainda o crescimento do número de eco-escolas no concelho, que passaram das sete em 2013 para as 17 neste ano. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv