Guimarães acelera para nova candidatura a CVE

Guimarães vai preparar uma nova candidatura a Capital Verde Europeia (CVE). Até lá o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou um plano de desenvolvimento, o chamado ‘Guimarães 2030’, e que envolve uma Estrutura de Missão composta pela Universidade do Minho, UTAD, IPCA, antigo reitor da UMinho António Cunha, coordenada Isabel Freitas Loureiro.
Domingos Bragança explicou esta quinta-feira que o trabalho da comissão arranca no imediato. “O trabalho vai ser dada muita força para que este plano, de longo prazo, prossiga”, referiu, acrescentando que “há planos de curto prazo, médio e longo prazo”.
Segundo o presidente da Câmara, uma nova candidatura ao título de Capital Verde Europeia é uma das acções previstas, que deverá ser encetada, se possível, ainda durante o actual mandato.
Já a oposição lamenta que mais uma vez se pense a Capital Verde Europeia “ao contrário”.
O vereador da coligação Juntos por Guimarães, Bruno Fernandes, considera que a principal prioridade deve ser trabalhar para que Guimarães se distinga ao nível ambiental”. Além disso, a oposição “quer saber quanto custa a estrutura de missão” anunciada hoje, e “quanto tem custado a preparação das candidaturas a Capital Verde Europeia”.
Áudio:
Domingos Bragança e Bruno Fernandes no final da reunião de câmara desta quinta-feira
