Investigadora da UMinho vence prémio na Alemanha

Uma investigadora da Universidade do Minho (UMinho) é premiada hoje na Alemanha na TechTextil 2017 – Feira Internacional de Têxteis Técnicos e Fibras, em Frankfurt. Em causa, o trabalho de Luani Costa, que criou um painel inteligente com as propriedades de uma folha, para aplicar em fachadas e coberturas de construções, que repele a água e é capaz de produzir energia elétrica de um modo eficiente na estrutura do painel. 

O conceito já foi testado no Paço dos Duques, em Guimarães e, à RUM, a autora deste projecto garante que esta é “uma solução estrutural capaz de se adaptar ao meio ambiente e às necessidades do construtor. Essa capacidade de maleabilidade e de mudança de forma só é possível à conta dos materiais utilizados: um compósito feito por fibras, têxteis e polímeros crómicos e luminescentes”, acrescentou.

Luani Costa está hoje na Alemanha para receber o prémio do concurso “Estruturas Têxteis para Novas Construções”. À RUM, a investigadora da UMinho disse que este painel é uma “solução mais sustentável” do que aquelas que existem actualmente “para que os edifícios tenham o melhor desempenho funcional possível”. “Ainda que não tenham sido feitos estudos concretos, sabemos que o baixo preço destes materiais em comparação com as peças usadas hoje em dia diminui o impacto económico das construções”, afirmou.

A investigadora terminou recentemente o Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentável. O objectivo é continuar os estudos deste trabalho na sua tese de doutoramento que, de acordo com Luani Costa, deverá ser feita na Universidade do Minho.

Partilhe esta notícia
Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv