Concurso de Bandas Filarmónicas regressa em Novembro

O concurso de Bandas Filarmónicas de Braga regressa nos dias 25 e 26 de Novembro e, para já, estão abertas as inscrições a todos os interessados. Desta vez, o evento vai decorrer no Auditório Vita e são esperadas 15 bandas e 1000 músicos de todos os pontos do país.
Na apresentação do evento, Lídia Dias, vereadora da Cultura na Câmara de Braga, disse que este evento é já uma “imagem de marca do concelho” e que tem tido um “crescimento sustentado” que o torna numa “referência a nível nacional”.
Os primeiros seis classificados do concurso irão, como habitualmente, participar nas Festas de S. João de Braga no próximo ano. Além dos prémios monetários entregues aos três primeiros classificados, as bandas que conquistarem os 7º, 8º, 9º e 10º lugares vão ser premiadas, pela primeira vez, vão receber instrumentos musicais.
S. João de Braga é motivo de inspiração
Mas há mais novidades para esta quarta edição: as bandas a concurso terão de interpretar a peça “Braga: à [b]olta do s. João”, produzida propositadamente para este evento pelo compositor bracarense Carlos Brito Dias. “Queremos que toda a plateia identifique os sons característicos da festa do S. João de Braga. Esta composição parte da imagem e da metáfora do S. João a rodar no lago, quando era colocada uma moeda”, explica Carlos Teixeira.
O júri do concurso será composto por cinco elementos e vai ser presidido pelo maestro vencedor da edição passada, neste caso Gil Magalhães. “O compositor da obra obrigatória também faz parte do júri e os restantes três elementos só serão revelados no dia o sorteio do concerto”, explicou o elemento da organização do evento. “Serão figuradas reputadas no universo da música filarmónica”, acrescentou.
Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no regulamento que pode ser consultado no site do Município de Braga, através deste link.
