IPCA vai passar a fundação ainda em 2018

Durante uma visita ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor revelou que o IPCA vai passar ao regime fundacional, processo este que espera ver concluído até ao final do presente ano.
“É um processo que está a decorrer, e estou certo que vai chegar a bom porto. Tudo farei para que, até ao final do ano, seja uma realidade. É a primeira vez que um politécnico entra neste regime. Vai, no futuro, projectar ainda mais o IPCA”, frisa o ministro.
A presidente do IPCA recebeu com agrado esta vontade da tutela. Maria José Fernandes explica que são muitas as vantagens associadas a este processo de passagem a regime fundacional. A mudança de estatuto permitirá àquele instituto um “quadro alargado de autonomia institucional” nomeadamente quanto à gestão financeira.
“A escritura que vamos fazer hoje no âmbito da aquisição de um terreno demorou um ano. Com o regime fundacional isso já não acontece”, exemplifica, apontando ainda as vantagens da “gestão dos recursos humanos”, “recursos financeiros”, “patrimoniais” e “aumento da autonomia”.
Áudio:
Manuel Heitor explica que têm de ser resolvidos alguns trâmites do âmbitro jurídico para avançar com processo.
