Freguesia de Gualtar lança app para facilitar comunicação

A freguesia de Gualtar acaba de lançar uma nova aplicação, em parceria com a plataforma “Juntar A Junta”, que vai permitir aproximar os cidadãos aos órgãos executivos de Gualtar. Esta é a primeira freguesia do país a avançar para a reformulação da app com a introdução de novas funcionalidades que servirão para responder às necessidades concretas desta localidade.

Com esta nova versão, a freguesia de Gualtar passa a contar com uma aplicação personalizada, “com novas potencialidades” e com uma “gestão mais eficaz” dos pedidos dos residentes, como disse na apresentação do projecto João Paulo Vieira, presidente da junta de freguesia de Gualtar.

“Mesma” app, novas funcionalidades

A partir deste momento, através da app “Juntar A Junta”, os residentes de Gualtar conseguem aceder a novos conteúdos que, até então, não estavam disponíveis, como é o caso do pedido de documentos. Ricardo Carvalho, membro da equipa que desenvolveu a aplicação, disse que “há aqui uma mudança de paradigma naquilo que é a comunicação entre a freguesia e os cidadãos”.

Em Gualtar, os residentes já não precisam de ir até ao edifício da Junta de freguesia para pedirem documentos, como é o caso das provas de vida ou atestados de residência, por exemplo – tudo está disponível à distância de um clique (e de um smartphone). Para facilitar a vida aos cidadãos que não se sentem tão à vontade com as novas tecnologias, Ricardo Carvalho explicou que este tipo de pedidos pode ser feito por familiares, de forma a tornar este processo “mais cómodo” para todas as pessoas.

Para João Paulo Vieira, esta aplicação torna “a interação com os utilizadores mais eficaz”. “Seja através da introdução de notícias, seja através da resolução dos problemas reportados pelos utilizadores, o contacto é facilitado”, acrescentou.

Mas a nova aplicação não se fica por aqui: através do telemóvel é ainda possível requisitar diversos espaços da freguesia para usufruto dos residentes e instituições da freguesia de Gualtar “Temos os espaços e equipamentos disponíveis e, através da aplicação, qualquer pessoa pode fazer a reserva automática através do telemóvel, sabendo qual o custo associado e quais os dias em que pode fazer a requisição, disse o presidente da Junta de freguesia de Gualtar.

Neste momento, em Gualtar, já estão registados cerca de 40 utilizadores, foram realizadas 4 intervenções, 3 estão em processo de resolução e o tempo médio de resposta da Junta de freguesia ronda um dia útil. A aplicação é gratuita e está disponível para todos os smartphones (iOS e Android).

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv