ACB quer nova vida para centros comerciais de 1ª geração

A Associação Comercial de Braga (ACB) quer revitalizar os centros comerciais de primeira geração de Braga. Para isso, vai dinamizar o projecto “Activar Braga – Centros Comercias de 1ª geração”.

Este é um plano de acção que deverá estar terminado no final de 2018 e que contempla três fases. A primeira já está no terreno e visa fornecer o capital intelectual de partida. Rui Marques, director-geral da ACB, explicou esta manhã que este projecto “contempla três acções fundamentais: um estudo de diagnóstico, uma outra fase de capacitação das empresas instaladas nesses espaços com cerca de 1500 horas de monitoria em áreas críticas para o sucesso e, finalmente, uma última fase de divulgação de dados e de uma eventual disseminação do projecto a outros pontos do país”.

Por agora, uma equipa especializada estará no terreno a fazer um estudo de diagnóstico da situação dos centros comerciais de primeira geração de Braga para identificar os problemas e para traçar os possíveis caminhos para a revitalização destes espaços. Domingos Macedo Barbosa, presidente da ACB disse que “este projecto visa devolver às estruturas comerciais criadas nos anos 80 um novo papel de afirmação económica e social, mais ajustado à realidade dos tempos modernos”. “Queremos identificar possíveis soluções e oportunidades de melhoria”, afirmou.

Comércio revitalizado, cidade regenerada

O projecto “Activar Braga – Centros Comerciais de 1º geração” conta com um investimento global de cerca de 200 mil euros financiados pelo Programa Norte 2020 em 85%.

A equipa responsável pelo desenvolvimento do estudo de diagnóstico já está no terreno a fazer o levantamento da informação. O objectivo é centrar o trabalho em cinco centros comerciais de 1ª geração e traçar possíveis caminhos para novos modelos de gestão que consigam atrair mais público. Fátima Cruz Rodrigues é uma das responsáveis do estudo e explicou que “este não é processo de revitalização clássico. É um projecto participativo onde queremos que se conjuguem vontades e interesses de forma a encontrar, em conjunto, uma solução para todos os envolvidos”.

António Barroso, da Câmara Municipal de Braga, reforça o papel participativo deste projecto porque “só com a participação de todos os empresários é que é possível resolver as questões essenciais ao sucesso do negócio com vista à regeneração desses espaços e da própria cidade”.

O estudo estará concluído em dezembro deste ano e, mediante os resultados conseguidos, serão feitas diversas acções de capacitação junto dos empresários ao longo de 2018. Os resultados finais deste projecto serão apresentados no final do próximo ano.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv