Adolescere convida crianças a fotografar realidade social

Será sob o olhar de crianças e jovens que as freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e S. Lázaro e S. João do Souto irão ser fotografadas a partir do final do mês de Setembro.

O projecto, denominado “O que os meus olhos olham”, promovido pela associação Adolescere, vai juntar crianças e jovens – entre os 8 e os 14 anos – para que possam explorar e mostrar a forma como olham para a cidade e o ambiente que os rodeia. Carla Fernandes, presidente desta associação, explicou que “o objectivo é dar oportunidade a estas crianças de pegar numa máquina fotográfica (que não será digital) e delas próprias retratarem a realidade social em que vivem e depois assistirem ao processo técnico da construção da fotografia”.

Assim sendo, o projecto terá uma primeira fase em que as crianças irão tirar fotografias durante uma semana: “Irão tirar fotografias do seu bairro, da sua rua, amigos e o que os envolve e depois, essas mesmas fotografias, irão a concurso e serão expostas”, explicou a responsável.

Para já, apenas as crianças das Uniões de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade e S. Lázaro e S. João do Souto (locais onde foi criada e onde está instalada a Adoslescere) irão participar, mas o objectivo, frisou Carla Fernandes, é dar continuidade a este projecto em mais freguesias de Braga.

“Este será um projecto-piloto, experimental, e será expandido a outras freguesias. Vamos iniciá-lo com 10 crianças em cada grupo, mas poderemos fazê-lo com 20 crianças em simultâneo. Vai depender de como correr esta fase”, anotou a responsável.

As actividades irão ter início no final de Setembro e vão decorrer até Outubro. Este projecto é promovido pela Adolescere, com o apoio do laboratório de fotografia Koy Lab. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv