“AGERE não cumpre com uma das suas funções básicas”

Para o PS de Braga, a AGERE tem falhado o cumprimento da sua emissão. Em causa, um parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que faz alguns reparos à qualidade das águas do concelho bracarense, tarefa que está sob a alçada da AGERE.

Artur Feio, deputado socialista, critica a inércia do município para resolver “falhas graves” relativas a esta matéria, nomeadamente “as descargas biológicas que deverão continuar, pelo menos, até 2030”. “Continuam por concretizar os investimentos para minimizar estes problemas. Do ponto de vista da sua função, a AGERE é, nas palavras da ERSAR, mediana naquilo que faz”, afirmou.

Ricardo Rio lembrou que os problemas da ETAR de Frossos “são estruturais” e que “remontam ao período de construção”. O presidente do município de Braga disse que, ao longo dos últimos quatro anos, a autarquia tem feito diversas intervenções para “minimizar alguns dos impactos ambientais” relativos aos problemas da ETAR de Frossos. “Apesar da situação estar muito melhor do que há cinco anos atrás, os técnicos da AGERE têm consciência de que esse problema não se resolva com intervenções no local”, disse.

Ontem, no final da reunião de Câmara, Ricardo Rio explicou que o município tem pronto o projecto para a construção de uma nova ETAR, algo que deverá acontecer “a partir do próximo ano”. “Todo o projecto está tratado e, de acordo com o Ministério do Ambiente, a linha de financiamento será aberta a curto prazo”, concluiu.

Áudio:

Artur Feio, vereador do PS, e Ricardo Rio, presidente da CMB, trocam argumentos em relação ao estado da ETAR de Frossos

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv