Agere refuta críticas ao novo sistema de recolha de lixo

O movimento “Braga para Todos” e o partido político “Nós Cidadãos!” voltam a lançar críticas ao executivo municipal, desta vez em relação ao novo sistema de recolha de lixo da cidade dos arcebispos.

Apesar do investimento de cerca de 7 milhões de euros neste novo sistema, a porta-voz do movimento “Braga para Todos”, Elda Fernandes, disse à RUM que este processo é “ultrapassado” e em nada incentiva a reciclagem. “O executivo podia ter optado por algo mais inovador, tendo em conta as metas europeias, que sugerem o fomento da reciclagem. Ora, este processo em nada incentiva a reciclagem”, disse.

É dito, ainda, que, em alguns casos, existem “odores intensos” à porta de prédios. Rui Morais, administrador da Agere, rejeitou todas as críticas. À RUM disse que “não existem qualquer tipo de reclamações quanto ao mau cheiro” e garantiu que os camiões de recolha de lixo “estão equipados com kits próprios para a limpeza imediata dos contentores nesse tipo de situações”.

O partido e o movimento cívico “Braga para Todos” também criticam a “falta de planeamento” na colocação dos novos contentores e o plano para a respectiva recolha do lixo, alegando a passagem de dois camiões, um para os novos contentores e outro para quem não os usa e continua a pôr o lixo na rua. Rui Morais explicou que “esta nova tipologia de contentores obriga à sua colocação faseada”. Assim sendo, até Setembro (altura em que estarão em funcionamento todos os contentores), a Agere está a colocar cerca de 60 contentores por semana em pontos estratégicos definidos para o efeito. “Por enquanto, existem dois circuitos de recolha: onde já estão colocados os novos contentores a recolha é feita com os novos camiões, nos restantes locais o processo é exactamente o mesmo que é praticado há vários anos, não havendo duplicação da recolha”, afirmou.

Contudo, Elda Fernandes disse à RUM que o insucesso destes contentores deve-se “à falta de formação e civismo” e garantiu que é preciso “apostar em incentivos à reciclagem e começar a multar quem coloca o lixo na rua”. Rui Morais explicou que a Agere vai continuar a apostar na sensibilização da comunidade e que “a partir do próximo ano lectivo o foco será o bom uso destes contentores junto da comunidade escolar”.

Áudio:

Elda Fernandes e Rui Morais apresentam as suas justificações

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv