Alunos da UMinho “invadem” Guimarães

Os Finalistas da licenciatura em Teatro da Universidade do Minho (UMinho) lançaram-se à cidade de Guimarães para apresentarem as suas performances teatrais.

Os oito alunos foram desafiados a criarem de raiz estes trabalhados de forma a mesclarem as palavras, o corpo e o próprio espaço num só. Francesca Rayner, uma das orientadoras deste grupo de finalistas, contou à RUM que “a ideia é que estes alunos pensem nas valências do espaço e que as combinem com as suas histórias individuais”.

As actuações duram cerca de 30 minutos, são de entrada livre e estão localizadas em seis locais distintos da cidade vimaranense, como é o caso do São Mamede – Centro de Artes e Espetáculos, do antigo Laboratório das Artes, ou até mesmo da casa de uma das alunas.

À RUM, a professora Francesca Rayner explicou que estas performances são “bastante distintas” mas que a premissa do fecho de um ciclo e da chegada de outro mundo novo está sempre presente em todos os trabalhos. Os trabalhos “têm muito a ver com o final do curso e desta fase da vida. Ainda assim, são vozes muito distintas”, disse a professora. “Quisemos que cada um dos alunos encontrasse a sua própria voz”, acrescentou.

Os alunos trabalharam em pares ao longo dos últimos três meses para apresentarem, entre hoje (24 de Maio) e a próxima segunda-feira (29 de Maio), as suas performances originais. Francesca Rayner garante que este foi um “enorme desafio” para os alunos porque foi a primeira vez que criaram um espectáculo de raiz.

“Apolo 51 ou Se Não Tivermos Mais Nada, Ficamos por Aqui”, de Eva Sofia Ribeiro e Cidália Carvalho, sobe ao palco no antigo Laboratório das Artes nos dias 24 e 25, respetivamente às 16h00 e 19h00. A peça “Shapeshifter”, de Inês Serôdio e Carolina Sá, preenche o São Mamede – Centro de Artes e Espetáculos nos dias 24 (19h00, 21h30) e 26 (15h00, 18h00). O trabalho “CTRL+Z”, de Mariana Dixe e Lúcia Lopes, é conhecido na rua de Vila Flor, nº 46, nos dias 24 (18h00), 26 (15h00) e 29 (21h00). O espetáculo “Lázaro”, de Miguel Rodrigues e Diogo Claro, é levado no dia 26, às 18h30 e 21h00, ao público das residências universitárias. Por seu turno, “Liberdade, a Rua”, de Gabriela Anderson e Zacarias Gomes, chega ao nº 14 da avenida da Liberdade nos dias 26, 29 e 31, sempre às 21h00. Já a peça “S(SD) 95”, de Silvia Almeida e Sabrina Rebelo, foi apresentada nos últimos dias na avenida Conde de Margaride.

Mais informações em facebook.com/LicenciaturaEmTeatro. A participação é gratuita.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv