Alunos de Braga vão pedalar por uma boa causa

A partir da próxima semana, os alunos de 12 escolas de Braga vão “Pedalar pela Leitura”. Esta iniciativa, promovida pela autarquia bracarense, pretende estimular a prática desportiva e o hábito pela leitura. O desafio é simples e o prémio é aliciante: a escola que percorrer mais quilómetros até ao final desta iniciativa vai conquistar a reabilitação da respetiva Biblioteca escolar. João Correia, presente na apresentação deste evento em substituição da vereadora do desporto, explicou que esta iniciativa nasceu da vontade de criar laços entre o desporto e a literatura.
As quatro bicicletas estáticas vão estar durante uma semana em cada uma das escolas que participem neste desafio. O “Pedalar pela Leitura” arranca na próxima segunda-feira, dia 19 de Março, e prolonga-se até ao dia 20 de Abril.
Paulo Gonçalves, da Porto Editora, entidade que irá garantir a reabilitação da Biblioteca da escola vencedora, salientou a importância deste evento para a “promoção da leitura junto dos mais novos” e reforçou a relevância da prática desportiva para o sucesso escolar. Para Paulo Gonçalves é fundamental “estimular o gosto pela leitura” desde tenra idade.
O ciclista Rui Sousa, que anunciou no ano passado o final da sua carreira profissional ao fim de 20 anos, é o padrinho desta iniciativa. Na apresentação do “Pedalar pela Leitura” lembrou que as redes sociais têm vindo a roubar espaço à leitura junto dos mais novos, e que é uma “honra” apadrinhar este evento.
As escolas de Maximinos, Mosteiro e Cávado, Lamaçães e Tadim são as primeiras a receberem as bicicletas estáticas. Seguem-se as escolas de Celeirós, Francisco Sanches, Gulbenkian e Nogueira. Na última semana do evento, as bicicletas estarão nas escolas André Soares, Cabreiros, Palmeira e Real.
Áudio:
João Correia (CMB), Paulo Gonçalves (Porto Editora) e Rui Sousa (ciclista e padrinho da iniciativa) falam do evento
