Arquivo Distrital de Braga abre portas em dia de aniversário

O Arquivo Distrital de Braga (ADB) está esta sexta-feira, 11 de Agosto, de portas abertas à conta do seu centenário. Sem necessidade de inscrição, o espaço está aberto a visitas guiadas que irão permitir conhecer o edifício que alberga o Arquivo desde Abril, nas imediações do Mercado Municipal. Será possível conhecer alguns aspectos da atividade arquivística, do acesso aos documentos e da sua importância como fonte de investigação.


António Sousa, director do espaço, explica que os objectivos são “mostrar as novas instalações, apresentar a actividade do arquivo e possbilitar que as pessoas contactem e vejam uma pequena exposição de documentos para as pessoas terem uma pequena ideia” do trabalho realizado no Arquivo.


“Qualquer cidadão poderá ter um conhecimento mais profundo daquilo que fazemos aqui. Podem descortinar como funciona o Arquivo e como a documentação é coordenada e armazenada”, referiu. 

Em dia de aniversário, o director do espaço explica que, no futuro, se pretende “continuar a inovar, trazer à luz do dia muita da riqueza que ainda não é conhecida, oferecer aos utilizadores ferramentas de trabalhos e serviços que lhes facilitem a vida, que ajudem a divulgar o conhecimento e criar a nossa memória colectiva. Temos projectos pensados nesse sentido e pode ser que com as novas instalações possa ser possível fazer”, referiu.


A iniciativa insere-se no programa de comemorações do 100º aniversário do ADB, que decorre até 2018 e conta com encontros, conferências e exposições. O ADB foi criado a 11 de agosto de 1917 pelo Decreto-Lei n.º 3286, em anexo à Biblioteca Pública de Braga.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv