Até que a voz me doa. Hoje celebra-se o Dia Mundial da Voz

Em Portugal, entre 10% a 15% da população apresenta problemas de foro vocal. Hoje celebra-se o Dia Mundial da Voz e, para celebrar a data, o Hospital de Braga está a realizar rastreios gratuitos pensados para todas as pessoas.

Luís Dias, director do serviço de Otorrinolaringologia da unidade de saúde bracarense, falou com a RUM e explicou que “as patologias benignas são as mais frequentes”, como são os casos dos pólipos e edemas das cordas vocais.

O especialistas em problemas vocais disse que “falar demasiado alto” e durante períodos muito longos, bem como o hábito de pigarrear são os “principais motivos” para o aparecimento de problemas na voz.

Esta segunda-feira a data é marcada em todo o mundo como forma de sensibilização para esta problemática. De norte a sul do país, diversas instituições de saúde pública estão a celebrar a efeméride com rastreios das cordas vocais.

Luís Dias explicou que a “rouquidão por um período de tempo alargado” é o principal sinal de alerta destas patologias e que, em casos do género, deve sempre ser procurada ajuda médica especializada para “despistar qualquer problema mais grave”.

Áudio:

Luís Dias, director do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga, explica quais os sinais de alerta

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv