Autarcas Monárquicos querem alterar a Constituição

A intenção não é nova, mas ganhou novo fôlego este fim-de-semana, em Braga. A Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos (APAM) quer alterar a Constituição Portuguesa para que seja possível referendar a Monarquia.

Manuel Beninger, presidente da APAM, reforçou essa vontade, este fim-de-semana, em Braga, no jantar comemorativo do quarto aniversário da associação. “Esta é uma vontade de muitos portugueses e transversal a quem se diz democrático. A Constituição continua a impor uma forma republicana de governo e pouco democrática”, explicou à RUM o presidente da APAM.

A petição pública, a ser lançada no próximo mês de Setembro, pretende que a expressão “forma republicana de governo” presente na Constituição (alínea b) do artigo 288) seja substituída por “forma democrática de governo”. Feita a alteração, passará a ser possível referendar a Monarquia em Portugal, como explicou Manuel Beninger. “Vamos apresentá-la na III Convenção da APAM (13 de Outubro) e, posteriormente, pretendemos levá-la junto de alguns contactos nos partidos políticos nacionais”, afirmou.

“Não vivemos em Portugal, ao contrário do que muitos pensam. Vivemos sim na República Portuguesa, como está inscrito na Constituição. É preciso alterar alguns paradigmas errados que são ensinados nas escolas portuguesas”, terminou.

Áudio:

Declarações de Manuel Beninger à RUM

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv