Autocarros TUB passam a laboratório vivo através da Bosch

É uma espécie de “laboratório ao vivo”, um living lab que vai dar informação constante da “vida” de um autocarro. Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Bosch estão a cooperar entre si de forma a dinamizar estudos de mobilidade urbana, recorrendo, e como dá conta conta Jochen Wingbermuehle, responsável do departamento de inovação de engenharia da Bosch, “às tecnologias de informação para melhorar os veículos”.
“Desenvolver competências técnicas em todas as fases da recolha, análise, tratamento e visualização de dados adquiridos através de equipamentos com capacidades sensoriais”, começou por explicar aquele responsável, ao final desta manhã de quinta-feira na acção de divulgação do protocolo que juntou Ricardo Rio, edil de Braga, e os administradores dos TUB na sede da empresa municipal.
A título de exemplo, dados como a informação em tempo real, de um maior desgaste da suspensão de um autocarro fruto de buracos numa via vão cair, não só no departamento mecânico dos TUB, mas sim como no gabinete da câmara, que gere as estradas. “Assim a câmara percebe que aquela estrada está com problemas e pode iniciar um processo de intervenção”; exemplifica Batista da Costa, administrador dos TUB.
“O protocolo visa potenciar a inovação, criatividade e as atividades I&D. Os ensaios tecnológicos nos autocarros já começaram e são o caminho para os protocolos que possam surgir com outras empresas de forma a prestar um melhor serviço aos cidadãos de Braga utentes dos TUB”, frisa Ricardo Rio.
