Banhos Velhos voltam em Abril com programação dos 8 aos 80

A Vila das Taipas, em Guimarães, já se está a preparar para mais uma edição dos Banhos Velhos. Por agora, é conhecido o cardápio para os primeiros três meses de programação (entre Abril e Junho). Entre música, tertúlias, apresentações de livros, workshops para os mais novos e concertos, os Banhos Velhos chegam com propostas para todos os gostos. José Manuel Gomes, da organização, falou com a RUM e disse que o programa “é vocacionado para vários públicos e com eventos diversos”.
É na diversidade que os Banhos Velhos se lançam à conquista de 2018. Em Abril, no dia 24, serão celebrados os 44 anos desde o Dia da Liberdade com um espectáculo que contará com as actuações de smartini, Mustang, AE Arqueólogo Mário Cardoso, Caldas das Taipas e Briteiros. Neste “Vozes em Liberdade” o 25 de Abril não é esquecido e as músicas dessa época serão lembradas (e tocadas) por artistas da região.
“Maio ventoso faz o ano formoso”
O primeiro concerto chega bem formoso a 05 de Maio. Luís Severo ruma à Vila das Taipas para apresentar o seu último álbum, lançado o ano passado (este concerto também está inserido no ciclo excentricidade).
Em Maio, os Banhos Velhos celebram os 200 anos da indústria termal nas Caldas das taipas. Uma data importante e que será lembrada com dois eventos: com uma tertúlia apresentada pelo historiador António José de Oliveira (dia 11 de Maio) e com a peça “Aquistas”, que convida o público a experienciar o espírito de um lugar que conta memória, história e ficção – levada a cabo pelo grupo de teatro ATRAMA e que pode ser vista no dia 27 de Maio.
Os Banhos Velhos também vão discutir a programação cultural no Minho: qual a sua realidade actual e quais os desafios para o futuro. Uma conversa que acontece a 18 de Maio e que será moderada pelo jornalista do Público Samuel Silva. O painel de convidados contará com a presença de Rui Torrinha, Programador Cultural no Centro Cultural Vila Flor, de Luís Fernandes, Programador Cultural do espaço GNRation, em Braga, e de João Carvalho, Programador do Festival de Verão Vodafone Paredes de Coura.
Por último, Maio encerra com a apresentação do livro “Para cá e para lá dos muros”, da Socióloga e Investigadora Rafaela Granja, no dia 26 de Maio
“Junho floreiro, paraíso verdadeiro”
Em Junho, as temperaturas prometem aquecer ainda mais: concerto duplo, workshop para os mais novos, uma peça de teatro. No dia 1, será evocada a memória de Camilo Castelo Branco, que esteve fugido uns dias na Vila das Taipas, enquanto andava perseguido pela justiça por razões amorosas.
No dia 15 de Junho, Surma ruma a norte para mostrar as suas músicas mais recentes. Na primeira parte, estará Castilho, projeto a solo de Pedro Castilho dos Savanna.
No dia 28 de Junho haverá teatro com os alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, com a peça “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, e no dia 29 de Junho, para fechar este primeiro trimestre, haverá atelier infantil para os mais novos, com um “Show de Ciência”, numa parceria com o Curtir Ciência – Núcleo Ciência Viva de Guimarães.
Como sempre, a participação em todos os eventos é gratuita. A programação pode ser consultada na página oficial do Facebook dos Banhos Velhos em facebook.com/banhosvelhos ou no sítio oficial da Taipas Termal, no separador de apresentação dos Banhos Velhos.
Áudio:
José Manuel Gomes, da organização dos Banhos Velhos, conta que a agenda cultural dos Banhos Velhos é pensada para todos os públicos
