Barcelos acredita que vai ser cidade criativa da UNESCO

A edição de 2017 da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos decorre numa altura em que a UNESCO está a analisar a candidatura de Barcelos à Rede de Cidades Criativas. Reconhecido como a “Capital do Artesanato”, o concelho vê agora alargadas as suas aspirações através da candidatura à rede, no domínio do artesanato e arte popular.
“É uma candidatura construída em torno da tradição artesanal e da arte popular como um incontestável valor patrimonial, histórico e social”, refere Armandina Saleiro, vereadora da Câmara de Barcelos, que destaca ainda que o concelho “terá, assim, mais um motivo de orgulho quando, em Outubro próximo, for reconhecida como Cidade Viva e Criativa”. “O anúncio será realizado a 31 de Outubro. Caso venha a acontecer, será mais um passo importante para o turismo, a economia e a promoção do nosso território de Barcelos”, sublinhou a vereadora.
Os grandes vultos da arte popular portuguesa são nativos deste território, como Rosa Ramalho, Ana Baraça, Mistério, Rosa Côta, Ana Berguesa, Mário Branco, Maria Sineta, entre outros, contribuem para a sua identidade.
De igual modo, as produções artesanais mais dinâmicas e sustentáveis do território nacional encontram-se em Barcelos, bem como os seus mais conceituados artistas como Júlia Ramalho, Irmãos Baraça, Irmãos Mistério, Conceição Sapateiro, Manuel Macedo, Rosa Portela, entre outros.
