Barcelos cria banco de livros para 2.º ciclo

A medida implica um investimento municipal a rondar os 100 mil euros que vão ser destinados à aquisição de cerca de 4.000 manuais escolares de disciplinas nucleares como Português, Matemática, História, Inglês e Ciências da Natureza dos 5º e 6º anos, correspondentes ao 2.º ciclo de ensino.
A medida de criar o banco de livros para estes anos de escolridade surge com o objectivo de apoiar os alunos e as respectivas famílias, visto que o município já disponbilizava o empréstimo de manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo que frequentam escolas públicas.
Qualquer família que queira aderir ao sistema do banco de empréstimos tem apenas de “dirigir-se aos agrupamentos, preencher uma ficha e depois no início do ano os livros serão distribuídos segundo os regulamentos que os agrupamentos já têm para o banco de livros do 1º. ciclo”, explica Armandina Saleiro, vice-presidente da autarquia de Barcelos.
O banco de livros escolares “é direccionado a qualquer criança ou encarregado de educação que queira usufruir desta possibilidade, não há necessidade de ser uma família carenciada, de poucos recursos ou de ter o escalão social”, acrescenta a responsável.
A promoção da reutilização dos manuais escolares, a diminuição dos custos de aquisição de livros por parte das famílias e incentivar boas práticas de protecção e educação ambiental junto das gerações mais novas são os principais objectivos do banco de livros escolares.
